- Cada grupo deve apresentar uma pequena encenação teatral de 15 minutos, exemplificando uma situação desagradável que podemos viver com a falta de água em nosso dia a dia.
Conclusão
O intuito dessa atividade em formato webquest é fazer com que o aluno possa pensar mais a respeito do tema: Água no nosso planeta afim de que a partir disso possa perceber o quão importante e indispensável é esse elemento da natureza que desperdiçamos e poluímos o tempo todo. Além disso, fazer com que os alunos despertem para a busca por soluções para o problema da escassez de água que já ocorre em muitos lugares do nosso planeta.
Referências
Créditos
http://profmicheleml.blogspot.com.br/
Webquest - um exemplo
Introdução
Inicialmente se deve dar uma breve introdução sobre o assunto a ser abordado nas etapas seguintes. Um texto breve, direto e objetivo sobre o tema água, por exemplo.
Processo
No primeiro momento, o aluno deve ler as propostas e responder. Para isso, poderá utilizar a internet como via de pesquisa, os sites que direcionamos. Terá cerca de 50 minutos para responder a toda atividade.
Introdução
Inicialmente se deve dar uma breve introdução sobre o assunto a ser abordado nas etapas seguintes. Um texto breve, direto e objetivo sobre o tema água, por exemplo.
A
importância da água para o planeta
A água é incolor
insípida e inodora e é um recurso natural
indispensável à todas as formas de vida do planeta. A fórmula
molecular da água é H2O, ou seja, 2 átomos de
hidrogênio e 1 de oxigênio, sua densidade é de 1g/cm³ e seus
pontos de ebulição e fusão são 100ºC e 0ºC respectivamente.
Você sabia que menos de 3% da água
do mundo é água doce e que 2% está
concentrado em geleiras inacessíveis? Com isto, 1%
da água da Terra está disponível para consumo
humano.
A água é tão importante para a
vida que os primeiros organismos formaram-se nela.
Durante a evolução das espécies, a dependência da água pelos
seres vivos foi um fator marcante. Conforme os
organismos iam evoluindo, ficavam cada vez menos dependentes da água
para sobreviver, pois conseguiam conservar água no seu corpo. Os
anfíbios por exemplo precisam estar sempre com a pele úmida e para
isso ficam perto de lagos ou lagoas. Já os seres humanos conservam
água corporal e precisam apenas repor a perda
normal de água pelo corpo (urina, suor, etc).
A água é o principal
componente do corpo humano. Ela compõe de 60% a 70% do
nosso peso corporal, faz regulação térmica e é essencial para as
funções orgânicas, atuando como transportadora dos nutrientes
necessários para o bom funcionamento do organismo, além de
facilitar a eliminação, através da urina, de toxinas acumuladas.
O Brasil
detém a maior reserva de água doce da
Terra, 12% do total mundial. O volume de água do rio
Amazonas é o maior do planeta.
Sabendo disto, é importante atentar para o fato de que a ONU informou em 2007 que em 20 anos faltará água para 60% do mundo. Acha isto difícil de acontecer? Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas já não tem acesso à água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias.
Todos os anos 1 milhão e meio de pessoas morrem por falta d'água, 90% das quais crianças com menos de 5 anos de idade. Todos os anos 10 milhões de pessoas morrem, metade com menos de 18 anos, com doenças provenientes de água contaminada. Prevê-se que muito em breve, a falta de água seja motivo de inúmeros conflitos e guerras entre nações. Daí a necessidade de todos nós discutirmos o assunto e buscar soluções para conter o uso inadequado da água que é o componente mais indispensável de todos a sobrevivência humana.
Sabendo disto, é importante atentar para o fato de que a ONU informou em 2007 que em 20 anos faltará água para 60% do mundo. Acha isto difícil de acontecer? Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas já não tem acesso à água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias.
Todos os anos 1 milhão e meio de pessoas morrem por falta d'água, 90% das quais crianças com menos de 5 anos de idade. Todos os anos 10 milhões de pessoas morrem, metade com menos de 18 anos, com doenças provenientes de água contaminada. Prevê-se que muito em breve, a falta de água seja motivo de inúmeros conflitos e guerras entre nações. Daí a necessidade de todos nós discutirmos o assunto e buscar soluções para conter o uso inadequado da água que é o componente mais indispensável de todos a sobrevivência humana.
Processo
No primeiro momento, o aluno deve ler as propostas e responder. Para isso, poderá utilizar a internet como via de pesquisa, os sites que direcionamos. Terá cerca de 50 minutos para responder a toda atividade.
Deve realizar a pesquisa sobre as fontes de água do planeta, a condição em
que se encontram essas fontes e que tipo de doenças são causadas
por águas contaminadas e em seguida elaborar um resumo de sua pesquisa para ser entregue.Para sua pesquisa deve visitar os seguintes sites:
No segundo momento deve dar sua opinião sobre que tipos de medidas podem ser adotadas a fim de diminuir ou mesmo cessar a poluição na água doce do nosso país, em no mínimo 5 linhas;
Em seguida os alunos devem formar grupos de 4 alunos e discutirem a respeito dos problemas mais comuns vividos em suas casas, ambientes fora da escola, ruas e casas de amigos e parentes para elaborarem cartazes utilizando cartolinas e pincéis, enumerando no mínimo 6 medidas básicas para solucionar o problema da poluição nas águas de sua cidade e 6 problemas causados devido a falta de água em boas condições para o nosso consumo;
Depois de prontos os cartazes, as mesmas equipes terão que elaborar uma pequena encenação teatral de 15 minutos, exemplificando uma situação desagradável que podemos viver com a falta de água em nosso dia a dia.
Tarefa
No segundo momento deve dar sua opinião sobre que tipos de medidas podem ser adotadas a fim de diminuir ou mesmo cessar a poluição na água doce do nosso país, em no mínimo 5 linhas;
Em seguida os alunos devem formar grupos de 4 alunos e discutirem a respeito dos problemas mais comuns vividos em suas casas, ambientes fora da escola, ruas e casas de amigos e parentes para elaborarem cartazes utilizando cartolinas e pincéis, enumerando no mínimo 6 medidas básicas para solucionar o problema da poluição nas águas de sua cidade e 6 problemas causados devido a falta de água em boas condições para o nosso consumo;
Depois de prontos os cartazes, as mesmas equipes terão que elaborar uma pequena encenação teatral de 15 minutos, exemplificando uma situação desagradável que podemos viver com a falta de água em nosso dia a dia.
Tarefa
O
desafio é que respondam as questões propostas em relação ao
assunto abordado na webquest. Para isso, as consultas devem ser
feitas na Internet visitando os sites/endereços que direcionamos nas referências